SSL/TLS e HTTPS o que é?

Desenvolvimento Web e Aplicativos

SSL/TLS e HTTPS o que é?

7 de abril de 2019 TUTORIAIS 0

Qual o significado de cada sigla:

SSL significa Secure Sockets Layer, um tipo de segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um site e um navegador. Atualmente a tecnologia se encontra depreciada e está sendo completamente substituída pelo TLS.

TLS é uma sigla que representa Transport Layer Security e certifica a proteção de dados de maneira semelhante ao SSL. Como o SSL não está mais de fato em uso, esse é o termo correto que deveria ser utilizado.

HTTPS é uma extensão segura do HTTP. Os sites que configurarem um certificado SSL/TLS podem utilizar o protocolo HTTPS para estabelecer uma comunicação segura com o servidor.

Qual a importância de ter um certificado SSL/TLS no seu site?

O SSL/TLS é essencial sempre que houver informações sensíveis sendo transmitidas, como nomes de usuário, senhas e informações de pagamento.

O objetivo do SSL/TLS é garantir que somente uma pessoa – a pessoa ou organização para quem os dados estão sendo transmitidos – possa ter acesso às informações. Isso é particularmente importante quando consideramos a quantidade de dispositivos e servidores pelo qual a informação passa antes de chegar no seu destino.

Existem 3 casos onde ter um SSL/TLS é essencial:

  • Quando é preciso de autenticação: Qualquer servidor pode se passar por seu servidor interceptando as informações sendo transmitidas no caminho. O SSL/TLS permite que você comprove a identidade do seu servidor para que os visitantes saibam que é autêntico.
  • Para garantir confiabilidade: Quem possui uma loja virtual ou algum site que solicita o uso de informações pessoais é importante criar um senso de segurança para que as pessoas se sintam confortáveis em fornecer seus dados. Um certificado SSL/TLS é uma maneira visível de dizer aos seus visitantes que seus dados vão estar seguros.
  • Quando você precisa estar de acordo com os padrões da indústria: Em algumas indústrias, como de finanças, é necessário manter um padrão básico de segurança. Existem também algumas exigências do PCI (Payment Card Industry) para quem deseja aceitar pagamentos via cartão de crédito em seu site, e uma delas é a utilização de um certificado SSL/TLS.

É importante lembrar que o certificado SSL/TLS é válido para diversos dispositivos, o que o torna uma opção de segurança ainda mais versátil na era de dispositivos móveis. Os benefícios de ter um certificado SSL/TLS faz valer muito a pena o investimento.

Conclusão

Todos nós quando acessamos um site, queremos estar seguros e saber que não teremos nossos dados roubados ou que nossa privacidade seja violada.
Com a utilização de certificados SSL/TLS e HTTPS, conseguimos aumentar a dificuldade de pessoas mal-intencionadas que queiram realizar alguma tentativa de hackear os dados e informações que são trocadas entre cliente e servidor.

Espero ter ajudado, até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *